Analise psicologica do filme mr. jones
Filme sobre Distúrbio Bipolar
O distúrbio bipolar é caracterizado pela variação da extrema euforia, maníaca, para a fase de depressão, inibição, lentidão para conhecer e analisar as ideias, e ansiedade ou tristeza.
No filme Mr. Jones, é possível evidenciar essa mudança de fases. A cena inicial do filme mostra Mr. Jones pedalando mais rápido do que os outros ciclistas, cantando, apresentando humor eufórico e agitação psicomotora, ele apresenta sua energia extremamente aumentada, pois nada o cansa, há nele, redução da necessidade de sono, ele sente-se revigorado após três horas de sono apenas e taquilálico, ou seja, fala muito rápido, porque o ritmo de seu pensamento está acelerado, o que se denomina taquipsiquismo. Todos esses pontos caracterizam o estado maníaco, ou seja, de “alegria” demasiada.
Durante a fase depressiva de Jones, observa-se que ele perde o cuidado com a higiene pessoal, apresentando-se sujo e mal vestido, com a barba por fazer e o cabelo desorganizado. Anda na rua de forma desatenta, sendo quase atropelado numa cena, muito lentamente (lentidão psicomotora). Seu pensamento agora tem um curso mais lento e ele não mais consegue fazer contas de cabeça, seu raciocínio encontra-se visivelmente prejudicado. Há, também, labilidade emocional perceptível, choro fácil e intensa angústia. A abulia manifesta-se pela falta de vontade em participar das atividades em grupo propostas no hospital, bem como de realizar quaisquer outras atividades.
Percebe-se então a mudança de “polo” de um extremo a outro.
Para se definir um episódio maníaco, os sintomas devem estar presentes durante um mínimo de uma semana, segundo o CID, classificação internacional de doenças: se durarem mais de quatro dias e menos de uma semana, diz-se que o episódio é hipomaníaco, não havendo nenhuma diferença em termos de sintomas. Ao longo do filme o paciente acaba desenvolvendo sintomas depressivos, contudo não fica muito clara a duração desse episódio, para que possamos