Analise Pro dia nascer feliz
Guilherme Cavalcanti (Nº18)
Pedro Zanella (Nº30)
Rafael Murakami (Nº32)
2ºA/Professora: Taís
ETEC Guaracy Silveira/São Paulo
2014
Análise do documentário: “Pra nascer feliz”
Perguntas
1-Apesar de nos ser apresentados adolescentes em distintas situações socioeconômicas, algumas vezes estes parecem partilhar de anseios da própria idade. Quais seriam?
2-Na observação e compreensão de vocês, o que fazem com que estes jovens tenham visões de mundo e expectativas diferentes uns dos outros?
3-Destaquem e analisem sociologicamente uma passagem do documentário em que a ideologia se faz presente na fala de um depoente
Respostas
1-Alguns anseios próprios da idade seriam: A dúvida, eles não tem certeza do que irá acontecer no futuro. Eles têm ambições, já sabem o que querem e o que precisam fazer para alcançar isso. Querem ser reconhecidos pelo que fazem. Se preocupam com o que acontece ao seu redor, seja nas escolas com condições precárias, os jovens se preocupam com as aulas que estão deixando de ter e as condições em que a escola se encontra, ou nas escolas particulares, em que os jovens desejam passar de ano e fazem o melhor para conseguir se sair bem e ter sucesso.
2-Nos dias atuais as diferenças sociais e econômicas no nosso país geram uma grande separação entre os brasileiros, gerando diferentes realidades à população.
No documentário percebemos diferentes expectativas entre jovens do mesmo país, pois no sistema capitalista em que vivemos as pessoas não possuem as mesmas oportunidades educacionais. A diferença entre um colégio público e particular na maioria das vezes é gritante, podemos perceber isto no documentário em que uma menina de classe baixa mesmo se esforçando nos estudos acaba dobrando calças para uma fábrica, e a outra menina do colégio Santa Cruz entra na USP, uma das melhores faculdades do Brasil. Todos esses exemplos são comuns nos dias atuais, assim as pessoas