analise preliminar da tarefa
Qual a importância de Plano de Emergência? Por que implantá-lo?
Um plano de emergência permite antes demais, identificar riscos associados, permitindo a definição de cenários de acidentes para cada risco identificado.
Nele estão incluídas também, as ações que devem ser consideradas diante os diferentes cenários, definindo também, as missões que competem a cada um dos intervenientes, de forma a uma boa organização dos meios de socorro.
Sem um plano de emergência, um pequeno acidente pode se tornar numa catástrofe. A confusão e caos instalados ocasionam muitas vezes atropelamentos, e outros acidentes que podem ter dimensões graves.
Numa situação de emergência ter calma é fundamental. Programar a evacuação e intervenção é um dos objetivos do plano, que devem ser testados e simulados através de exercícios de treinos.
Todos os professores, funcionários e alunos devem conhecer os procedimentos e as normas de segurança a cumprir, para que a escola tenha um Nível de Segurança Eficaz.
O apoio técnico dado pelas entidades municipais: Bombeiros e Serviços Municipais de Proteção Civil são importantes nesta missão. Estes devem realizar vistorias às escolas, prestar esclarecimentos, identificar e avaliar os níveis de segurança existentes, nomeadamente: sinalização, percursos de evacuação, pontos de concentração, equipamentos de 1ª intervenção.
Estas entidades devem ainda em consonância com escolas, programar e organizar exercícios de treino, a fim de maximizar a segurança escolar que é fundamental para todos!
Como agir em uma situação de emergência: 1- SINAL DE ALARME
Se houver uma situação de emergência na escola, deverá soará um sinal de alarme (3 toques consecutivos interrompidos por pausa). 2 – SAÍDAS
Procura conhecer todas as saídas do prédio da escola, assim como o percurso de evacuação a realizar em caso de evacuação (que se encontra afixado nas salas de aula). 3 – CHEFE-DE-FILA E CERRA-FILA
A coordenação da