Analise planejamento d texto publicitario
Tendo como base o site do Grupo Primavera, pudemos analisar a comunicação de nosso cliente.
O universo semântico utilizado nos textos é rico, transformando um texto informativo em uma leitura agradável para qualquer público, fazendo o uso do apelo emocional.
Analisando a página do tópico “Quem somos”, conseguimos encontrar o esquema aristotélico e notar que falta na estruturação do texto a Peroração-Epilógo, que tem como função estimular as paixões do target e ao fim recapitular a idéia central, voltando ao Exórdio. Foi possível também detectar que a tipologia textual utilizada pela ONG é dissertativa, predominante em todos os textos exceto nos depoimentos.
[pic]
Dentro dos discursos o caráter Epidítico é extremamente importante, pois tem como base a exaltação da marca ou produto, neste caso o Grupo Primavera o utiliza de forma ponderada, sempre mantendo o leitor ciente da importância da ONG.
[pic]
A linguagem predominante tem “Característica Patente – Denotada”, pois seus textos são escritos da maneira correta, não utilizando vícios de linguagens usados normalmente pelo target.
[pic]
As figuras de linguagens, são desvios que ocorrem na língua, com a intenção de fazer o texto mais claro e expressivo para os leitores. Nos textos do Grupo Primavera não são utilizados muitas figuras de linguagens, possuindo predominância de metonímias.
Metonímias – É utilizada para fazer a substituição de um nome por outro. Essa figura de linguagem tem varias aplicações, as predominantes são : A causa primária pela secundária, a coisa pela sua representação,
[pic]
[pic]
Para as figuras de sintaxe, temos como destaque a elipse, que é quando uma palavra é omitida, mas é possível ter uma compreensão do todo.
[pic]
No site da entidade é possível encontrar o discurso judiciário, o qual documenta fatos que relembra as ações realizadas pela marca, essas