analise planejamento regional - Paris Plut Petit
508 palavras
3 páginas
O PROJETOEm Paris Plus Petit, o escritório extrai conceitos e abordagens projetuais em cima de uma análise de dados, minuciosa e ampla, estruturando seu estudo em 4 partes:
Síntese, onde se encontra o coração da proposta, composta por 17 intervenções na cidade, baseada em análises do tecido urbano, suas tendências futuras, programas necessários e possibilidades espaciais.
Calculadora da Cidade, um software desenvolvido que quantifica o comportamento e performance da cidade, criando parâmetros de comparação entre eles.
Dados - Por meio desta, temos a visão da Grande Paris atual e suas tendências futuras, sendo base para as propostas e intervenções
Observações que reúne uma série de artigos e documentos que fundamentam as teorias apresentadas.
PROBLEMÁTICA GLOBAL
"O mundo é mais denso do que nunca. É cada vez mais povoada por pessoas que querem consumir cada vez mais, exigem mais espaço, mais conforto e mover-se mais.
Winy Maas, KM3, Excursões em Capacidades, MVRDV, 2005
QUESTIONAMENTOS
Neste estudo urbano, o escritório holandês orienta a sua pesquisa por meio de questões, que abrangem inicialmente a escala global, até focar em Paris.
Desempenho da população mundial X Recursos disponíveis
Qual o papel da cidade hoje? E seu desempenho, como anda?
O que é necessário para se ter a metrópole ideal?
A partir destes conceitos, o escritório então inicia a análise da cidade de Paris usando os conceitos apresentados anteriormente, em muitas analises comparativas com outras cidades.
Essas analises geram dois resumos, um gráfico e outro escrito, no qual então se pode iniciar as propostas, visando melhorar os pontos onde a cidade não atinge o padrão “PLUS”, e intensificar os pontos alcançados, a fim de destaca-los, e transformar Paris em uma metrópole “ideal.”
Em comparação com o tamanho das cidades e / ou importância comparável , ela é competitiva a nível mundial , com a performance "global" que descrevem a operação