Analise pinoquio
O paragrafo é referente a abordagem humanista, pois fala da imaginação e nessa abordagem é permitido sonhar, ver o mundo de outra forma.
Página 10 “... Felipe, deitado...ser gente de verdade.”
É considerado uma abordagem comportamental, pois fala as consequências que Pinoquio sofreu por não ir à escola, ganhando rabo e orelhas de burro e passando a puxar carroça. Essa abordagem enfatiza que o meio pode ser manipulado. O comportamento por sua vez, pode ser mudado, modificando as condições, ou seja, alterando os elementos ambientais. Consequentemente o homem pode ser controlado e manipulado.
3°Paragrafo “...Quando Felipe nasceu... administrador de empresas.”
O homem é considerado como inserido num mundo que irá conhecer através de informações que lhe serão fornecidas e que se decidiu serem as mais importantes e úteis para ele. É um receptor passivo até que, repleto de informações necessárias, pode repeti-las a outros que ainda não as possuam, assim como pode ser eficiente em sua profissão quando de posse dessas informações e conteúdos. A ideia que os pais de Felipe tinham sobre ele, era totalmente tradicional. Seus pais já faziam planos para seu futuro, sem mesmo Felipe ter nascido.
Páginas 13,14 e 15 - ...” Felipe nada sabia ” ...
É humanista, Felipe não nasceu com um fim determinado, mas era um ser inacabado, sem nenhum modelo ou regras, mas uma identidade a se construir. O menino era criativo e questionador. Os sentimentos e as experiências exercem um papel muito importante como fator de crescimento, mas seu pai não as respondia, dizia que na escola ele obteria essas respostas.
Página 16 –...” Por vezes...”
O menino teve que desmontar o relógio de sua mãe para saber como funcionava. Porém a mãe dele ficou brava como forma de castigo. Ou seja, ele saiu do comportamento esperado e foi repreendido, portanto a abordagem citada é comportamental.
Página 16 – “ Quando nem o pai nem a mãe...”
É tradicional, a escola