Analise personagem laranja mecanica
Nome: André Ferreira
Personagem: Ministro
Eu escolhi o ministro do interior para analisar, porque acho que a sua personagem representa uma crítica a todos os políticos, tanto daquela altura como dos dias de hoje.
Fisicamente esta personagem caracteriza-se pela boa aparência. O seu aspeto bem cuidado e a sua maneira de vestir formal e elegante, servem para representar esta classe social que tanto se preocupa com as aparências para assim demonstrar todo o seu poder.
No meu ponto de vista a caracterização desta personagem é muito bem pensada por
Kubrick, dando a entender que a classe política faz de tudo para demonstrar o seu poder. Isso é visível quando o ministro aparece pela primeira vez a andar na prisão com as mãos atrás das costas e com ar emproado, acompanhado por alguns polícias e com uma música de fundo solene que remete para glória e poder.
O melhor desta personagem para mim é a sua atitude de não olhar os meios para atingir certos fins. Isto é bem visível quando escolhe Alex para o tratamento Ludovico, em que não se preocupa com os efeitos do mesmo num ser humano apenas se preocupando com o bem da nação e com o facto de ficar bem visto para os seus eleitores. No final do filme, depois de perceber de uma suposta tentativa de suicídio de Alex, o ministro mais uma vez com medo de ficar mal visto e de perder o poder, tenta redimirse oferecendo ajuda a Alex e tentando desculpabilizar-se pelo acto, como dá para perceber no frame selecionado.
Concluindo acho que a caracterização desta personagem é genial. Acaba por ser uma personagem que aparece pouco, mas com uma relevância enorme visto representar uma sátira perfeita a toda a classe política que só se preocupa em manter os seus eleitores independentemente dos “custos” que isso possa representar.