Analise Orientada e Objeto
Recomendações básicas de usabilidade
1. O sistema deve apresentar meios para orientar o usuário 2. Deve-se diminuir a sobrecarga mental do usuário 3. O usuário deve ter controle sobre o sistema
4. O sistema deve ser compatível e adaptável ao usuário 5. O sistema deve evitar os erros e se ocorrerem, deve favorecer a sua correção.
6. O sistema deve utilizar padronizações O sistema deve retornar respostas ao usuário para cada ação, seja ela grande, pequena, ou um conjunto de ações.
As respostas devem ser significativas, apropriadas para cada situação e em tempo razoável. O sistema deve informar ao usuário o que está ocorrendo com o sistema (status do sistema). Deve-se oferecer meios para o usuário se localizar no sistema.
Deve-se fornecer ajuda para utilização do próprio sistema e suas ferramentas.
O sistema deve fornecer indicações de como o usuário deve proceder.
O sistema deve apresentar as informações de forma organizada (localização, características gráficas, ordem alfabética, freqüência de uso etc.).
A interface não deve sobrecarregar a visão com número elevado de informações, assim com informações irrelevantes ou pouco necessárias.
Se o canal visual estiver ocupado, pode-se empregar o canal de áudio, sem sobrecarregá-los. As tarefas devem ser simples, reduzindo o número de passos para realizá-las.
Todas as informações presentes no sistema devem ser legíveis, respeitando características textuais como cor, brilho, contraste, tamanho de corpo e espaçamentos. Todas as informações – gráficas ou textuais – devem ser claras e objetivas.
A interface deve ser projetada de forma que a maneira de utilização do sistema seja explícita. Deve-se priorizar as características mais relevantes ao projetar a interface.
A velocidade de uso do sistema deve ser controlada pelo usuário.
Se possível, o sistema deve fornecer ações de fazer e desfazer (CTRL+Z)
O sistema não deve executar ações que o usuário não tenha