Analise organizacional
Conceito: A análise organizacional objetiva a resolução de problemas, bem como as ações de resoluções da problemática identificada. Por essa razão é uma ferramenta importante na definição dos sistemas de informações de uma organização.
Organização: São unidades sociais intencionalmente construídas e reconstruídas para atingir um objetivo comum.
Diagnóstico organizacional:
O diagnóstico coincide em entender o problema e identificar suas causas e consequências.
“ Qual a real situação da empresa quanto á seus aspectos internos e externos?”.
Cultura organizacional:
A cultura organizacional é o modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com os problemas de adaptação interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como a maneira correta para se perceber, se pensar e sentir-se em relação à aqueles problemas.
Centralização:
É a maior centralização do poder decisório na alta administração de uma empresa, a centralização ocorre normalmente nas seguintes condições:
Para manter o nível de integração das atividades da empresa;
Para manter uniformidade das decisões;
Aumentar o nível de controle das atividades da empresa.
Vantagem: Menor número de níveis hierárquicos, uniformidade das decisões, segurança nas informações.
Desvantagens: Dependência da hierarquia para tomar decisões, desestimulo á criatividade, a uniformidade impede a competição.
Descentralização: Á medida que a organização cresce torna-se difícil para a alta administração manter o mesmo nível de centralização da decisão. Centralização é a menor concentração de poder na alta administração da empresa, mais distribuídos nos seus diversos níveis hierárquicos.
Devem ser analisados questões como grau de confiança dos chefes sobre os subordinados, capacidade do subordinado de lidar com as suas responsabilidades,