Analise Natura - PE
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Trabalho Final da Disciplina
Planejamento Estratégico
Resende
2013
Natura – Análise das Vantagens Competitivas
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.
Resende
2013
1. Introdução
O planejamento estratégico é um processo de cunho gerencial que compreende a elaboração dos objetivos, metas e diretrizes de uma organização. Engloba as forças internas e externas de modo a viabilizarem a existência da Empresa.
Criar ações para o futuro visando resultados é inerente a toda função humana e organizacional. O início da década de 1950 ampliou o debate sobre a complexidade das organizações e de suas relações com o meio ambiente, dando destaque às práticas de planejamento, que serviriam para orientar as decisões que envolviam cada atividade e pessoa da organização (ANDREWS, 1977).
Frente aos desafios que o mercado propõe, estratégias competitivas, a missão e visão, são diretrizes que irão nortear a Organização em busca de um bem comum.
Um bom planejamento é o diferencial para manter a existência de uma Empresa no mercado.
2. Natura – Análise das Vantagens Competitivas
A Natura, como maior companhia de cosméticos de capital brasileiro, tem grande papel de destaque com a forma que vem conquistando o mercado. Sua proposta inovadora de expor a Missão e a Visao da Empresa, foge aos padrões habituais e demonstra clara e objetivamente quais são os valores que norteiam a organização. A forma de expressar-se faz com que o entendimento seja de fácil compreensão e acesso.
Ao de auto declarar preocupada com a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo, a Natura demonstra que vai além de seus objetivos próprios, mas se preocupa com o todo.
Tal preocupação fica nítida nas políticas de