Analise microbiologica da agua
Considerado o bem mais precioso e indispensável para a vida na Terra, a água esta presente em praticamente todas as atividades dos seres vivos. Segundo CRUZ (2009) ''essencial à manutenção da vida, a água constitui um recurso de extrema importância para os seres vivos'' .
Atualmente, o homem usa a água para satisfazer as necessidades domésticas, agrícolas, indústrias, como meio de transporte e destino de resíduos. Em quantidades pequenas, os resíduos são decompostos pela ação dos microrganismos, e em grandes quantidades provocam uma degradação das bacias fluviais e das costas, impossibilitando a vida nesses ambientes aquáticos (PONTES, 2004).
A abundância de água no planeta causa uma falsa sensação de recurso inesgotável. Mas de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) em sua avaliação no ano de 2002 e citada, com propriedade por Oliveira (2012, p.18) afirmou que as águas do planeta terra estão divididas nas seguintes proporções:
Sendo que 97% da água no mundo são de mares e oceanos, 2% são águas em forma de gelo ou localizadas nos lençóis freáticos profundos e os demais 1,0% correspondem à água doce acessível de águas de rios, lagos e pântanos. Dessa pequena fração, 0,36%, que é apropriada para o consumo, esta distribuída desigualmente pelo mundo.
A água potável, Segundo PELCZAR et al (1997) deve conter aspectos incolor, inodor e insípido e atender ao padrão de potabilidade exigido pela Portaria n° 518, antiga portaria nº 1.469.
Porém, a água pode ser contaminada devido a falta de saneamento, resíduos industriais e agrícolas , produtos químicos tóxicos e ainda pela presença de microorganismos patogênicos.A água contaminada é capaz de veicular agentes infecciosos ou substâncias capazes de agredir a saúde humana (SCHAZMANN et al, 2008). Segundo a Organização Mundial de saúde cerca de 80% das doenças que ocorrem em países em desenvolvimento são veiculadas