analise microbiana
Verificação da resistência de microrganismos aos antimicrobianos ( Teste da sensibilidade a antimicrobianos)
2. OBJETIVO
Observar o efeito de diferentes agentes quimicos.
3. INTRODUÇÃO
Antibiograma ou teste de Sensibilidade aos antimicrobianos (T.S.A) é uma prova utilizada para alguns grupos de bactérias, principalmente as que adquirem resistência facilmente, entre elas a Enterobactérias.
Os testes para a detecção de resistência são realizados em bactéria isoladas de amostras representativas de um processo infeccioso, no qual a sensibilidade aos antimicrobianos não é previseivel ou quando existem problemas de resistência à antibioticos. Não é indicada a realização do T.S.A. em microrganismos da microbiota normal dos sitios anatômicos analisados. Por estes fatores o antibiograma é uma das principais funções do laboratório de microbiologia clínica. O meio que deve ser utilizado para esta prova é o Mueller –Hinton por possuir propriedades que permitem o crescimento da maioria dos microrganismos não permitindo que seu perfil nutricional interfira na sesnibilidade ou resistência das bactérias aos antibióticos. Em casos de bactérias fastidiosas a adição de sangue.
Para a realização do T.S.A., necessariamente a bactéria em questão, primeiramente deve ter sido isolada e realizado os testes de gram, catalase, DNAse e coagulase, a fim de fazer uma prvia identificação da bactéria para a escolha dos discos de antibióticos adequados.
4. MATERIAIS E METEDOS
4.1 MATERIAIS
Placa de Petri com meio PCA;
Alça de Drigalsky;
Pinça metálica;
Disco de papel;
Bastão de vidro;
Bico de Busen;
Tubos contendo os microganismos (E.Coli e S. Aureus)
Antimicrobianos ( Alcool, sabonete, hipoclorito e desinfetante)
4.2 METODOS
Inoculou-se sobre a placa de petri 0,1 mL do microrganismo E. Coli que estava no tubo e espalhou-se com a alça de Drigalsky. Com a ajuda da pinça metálica, distribui-se quatro disco de papel embebicidos com os