analise maringa
Temos como resultado de valores imobiliários a junção entre os mapas de densidade ocupacional, padrão construtivo e valor do solo.
Quando feita a análise sobre padrão construtivo, subdividimos em três padrões, alto, médio e baixo. Nomeamos como alto padrão construtivo residências que se utilizam de técnicas e materiais construtivos de valor elevado, principalmente na parte de acabamentos, onde agrega maior valor estético, sem deixar de levar em consideração a área construída, e o tipo de residência. Assim, podemos encontrar casos no Jardim Império do Sol e nas proximidades do Jardim Brasil.
Visto isso, as residências de baixo padrão são elencadas assim devido a utilização de materiais construtivos básicos, de área construída menor que as de alto padrão. A maioria da região estudada possui casas consideradas de baixo padrão.
Já as residências de médio padrão, não chamam tanta atenção como as de alto padrão, e nem são tão comuns como as de baixo padrão, em todos os casos, sua área é maior que as de baixo, e menor que as de alto padrão. Na região estudada, concentra-se aos arredores da vila Santa Isabel.
Com relação à densidade ocupacional, foi realizado o estudo por meio de fotos de satélite, e conforme o mapa é possível perceber que é maior nas regiões próximas ao jardim Paris e Jardim Lucianópolis.
Devido aos estudos realizados, entendemos que, quanto maior o número de construções de um lote, diminui visivelmente o padrão construtivo e consequentemente o valor do solo. Já o alto padrão construtivo é localizado em lotes com terrenos maiores, que só adquire quem tem maior poder aquisitivo.
Desta forma, o mapa de valor do solo mostra o custo do imóvel, tais valores foram obtidos através do site sub100 imóveis.