Analise juros simples e composto
O escopo do presente trabalho é analisar o valor do dinheiro no tempo.
O tempo é um fator diretamente ligado ao valor do dinheiro. Dessa forma, consegue-se afirmar que quanto maior o período, maiores sao as influencias externas.
Vejamos:
O administrador deve ter uma visao a longo prazo para reconhecer o valor do dinheiro no tempo.
Considerando a rotina financeira de uma empresa, as decisões relacionadas a este fator devem ser avaliadas segundo os fluxos de caixa presente e futuro.
Chamamos de valor presente, que significa o valor que eu tenho na data 0 (ZERO).
Quando há um recebimento de algum valor, seja, no próximo mês ou ano, significa que este valor é denominado valor futuro.
Assim sendo , quando depositamos um valor presente (principal) esperamos receber um valor futuro, que equivale a soma do investimento inicial com os juros dessa aplicaçao.
Juros é o resultado financeiro de um capital, redimento ou remuneraçao, sendo medido pela taxa de juros. A taxa de juros geralmente é expressa em base percentual associada ao período de tempo. O capital é o valor investido.
Há dois tipos de juros a serem citados, os juros simples e os juros compostos.
Os juros simples sao acrescimos somados ao capital inicial no final da aplicacao; corresponde ao capital multiplicado pelo valor da taxa de juros nesse mesmo período.
A taxa de rentabilidade é aplicada sob o valor presente, durante um certo periodo para produzir o valor futuro. Mas por outro lado a taxa de desconto e aplicada sob o valor do futuro, durante um certo tempo, para obter o valor presente.
Os juros compostos consistem da capitalizaçao dos juros simples. O juro corrido obtido em cada período é adicionado ao capital inicial, gerando um novo capital (JURO SOBRE JUROS).
Capitalização significa a incorporação do juros no capital, obtendo-se um novo valor (maior que o inicial).