Analise isaura
Escrava Isaura narra a estória de um triangulo amoroso entre Leôncio, Isaura e Álvaro, sendo os dois últimos um amor mutuo e Leôncio o rejeitado , logo o mesmo utiliza de todos os artifícios para impedir esse amor, não conseguindo,no final obter seu objeto tão desejado se suicida. Todos esses aspectos da obra ajudou a consagra-lá como uma das melhores obras de Bernardo Guimarães.
Trabalhar o texto como um todo levantando todos os aspectos indicados possíveis de serem estudados.
Bernardo Guimarães pertencente da literatura romântica da 3º geração apresenta nesta obra de publicação( 1875) uma denúncia embora um pouco singela ( uma escrava branca prendada que não vivia na senzala e sim numa mansão) no entanto muito reveladora do que estava acontecendo no país.
Na época do lançamento da obra,estava crescendo no Brasil o movimento anti- escravidão; Guimarães logo dar voz a esse clamor revolucionário que define a liberdade como um bem necessário a todos sem distinção.
Justificar se a obra corresponde aos cânones românticos e defender a relação produtor x receptor inserida na obra, finalidade precípua da resenha.
A estória corresponde aos cânones românticos, pois é claro na obra as características românticas como: idealização de um personagem quase sempre feminino ( no caso Isaura é caracterizada como um ser perfeito e angelical); a sensibilidade aflorada, o condorismo ou seja a liberdade vista como necessária a qualquer ser humano.
Guimarães interage com o receptor através da sua maneira simples de escrever, conseguindo atrair diversos leitores para sua obra; esta é vista por muitos como