Analise interpretativa
O trabalho traz a seguir uma analise interpretativa de um texto jornalístico, vinculado a matéria apresentada em sala de aula da disciplina de comunicação e expressão. O Objetivo do trabalho é fazer com que ao ler o texto o leitor identifique a originalidade do autor e se o mesmo chegou ao alcance de solucionar o problema proposto no tema. E até que ponto o assunto foi valido ao leitor. Pedindo também, para identificarmos suas intertextualidades implícitas e explicitas e as informações implícitas que nos permitem melhor compreensão do texto.
O texto escolhido é uma matéria que fala sobre um tema muito citado ultimamente que é a escola em tempo integral, citada pelo doutor em educação Vitor Henrique Paro, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (Gepae). De acordo com ele o texto fala que nas escolas de tempo integral não basta apenas transmitir o conhecimento, mas além disse mostrar a essas pessoas um pouco mais de sua cultura, e ensiná-las a viver em sociedade e com isso mostrar um desenvolvimento pessoal. Para que assim se forme um individuo integro sobre suas raízes.
Identificamos que o autor atingiu seu objetivo conseguiu transmitir ao leitor claramente sua idéia, onde ele expunha sua opinião referente aos projetos que a escola em tempo integral deve disponibilizar aos seus alunos; não apenas aumentando sua carga horária, mas fazendo com que essas pessoas aprendam mais sobre sua cultura e, pois dessa maneira as informações adquiridas na escola possam refletir em suas personalidades próprias e individuais.
Observamos que o autor foi preciso na abordagem do assunto e assim consegue mostrar aonde quer chegar transmitindo através de sua argumentação a idéia que tinha para a resolução do problema, e assim passando maior compreensão ao leitor.
No trecho “... apenas aumentar o tempo de aula de quatro para oito horas diárias, como é proposto por algumas instituições, significa somente