Analise institucional
Dentre as técnicas envolvidas no processo de análise institucional estão a implantação de analisadores, que tem como objetivo mostrar o que normalmente não se vê. Esses analisadores são dispositivos inventados ou construídos pelo analista institucional cujo objetivo é o de explicitar os conflitos e sua resolução. Esses analisadores podem assumir qualquer configuração. Dentre essas configurações destacam-se as assembleias gerais, dinâmicas de grupo, procedimentos artísticos, políticos, dramáticos, científicos, ou qualquer outra atividade que possa tornar manifesto o jogo de forças, desejos e interesses dos diferentes segmentos da instituição. Os analisadores institucionais além de artificiais ou construídos pelo analista institucional podem também ser espontâneos ou naturais, quando surgem espontaneamente durante um processo instituinte.
No livro “Infâncias Perdidas” encontramos como analisador um fato recorrente entre os abrigos. Trata-se das transferências, ou seja, da troca de abrigos das crianças e adolescentes que ocorria de forma descuidada. Neste sentido, é possível observar o planejamento e organização no que diz respeito as burocracias e formas, no entanto, ao se tratar do indivíduo e do atendimento voltado a ele havia uma escassez de cuidado, ocorrendo, inclusive, a transferência sem informar aos familiares e aos próprios que estavam sendo transferidos. Tal situação, nos mostra como a identificação de um analisador pode identificar e colaborar na análise institucional.
2) Defina instituição segunda AI e explique a riqueza desta definição.
As instituições são instâncias de saber que permitem a todo tempo recompor as relações sociais, organizar espaços e recortar limites. A despeito de sua forma virtual, imaginária e simbólica, não estão desvinculadas da prática social. Cada sociedade, segundo o modelo infraestrutural a que