analise gravimetrica
Unidade Curricular: Laboratórios de química Orgânica e Analítica.
Docente: Ana Paula Bettencourt
Discentes: André Filipe Carvalho (a) José Pedro Rocha (a67794)
Data de realização
20/11/2014
Data de entrega
11/12/2014
1) Introdução
O principal objetivo deste trabalho prático é determinar a concentração total do ião cálcio existente numa solução desconhecida, utilizando-se como técnica de determinação/análise a gravimetria por precipitação. Para além deste objetivo, espera-se que outros objetivos sejam bem conseguidos nomeadamente: saber em que consiste a gravimetria por precipitação; O que é um agente precipitante; Quais as caraterísticas (ideais) de um agente precipitante; Quais as caraterísticas que um precipitado deve apresentar para que seja ideal; Em que condições se pode obter um precipitado ideal; Quais os cuidados a ter durante a execução desta técnica (cuidados a ter com a lavagem do precipitado).
Neste trabalho prático iremos precipitar todo o cálcio utilizando-se como agente precipitante o ião oxalato (este ião é um agente precipitante seletivo, reagindo com um numero limitado de iões). De seguida o precipitado irá ser filtrado, lavado (para remover as impurezas) e convertido num produto de composição bem conhecida.
Ca2+(aq)+C2O42- CaC2O4.H2O(s)
O precipitado formado é insolúvel em meio básico e muito pouco insolúvel em meio ácido.
Meio ácido: H+ + C2O42- HC2O4- (implica o deslocamento do equilíbrio, favorecendo a solubilização do precipitado)
Meio básico: OH- + HC2O4- C2O42- + H2O (implica o deslocamento do equilíbrio, favorecendo a formação do precipitado)
Para que o precipitado seja ideal (constituído por partículas grandes) iremos utilizar como técnica a precipitação em meio homogéneo. Nesta técnica o agente precipitante é gerado lentamente por intermédio de uma reação química. Consegue-se então trabalhar com sobressaturação