Analise Fundamentalista Metodo Analise
Um dos modelos mais aceitos e difundidos, como o próprio nome sugere, é baseado nos fundamentos que a empresa ou o projeto apresenta. Sob essa ótica, para que seja viável e tenha chance de sucesso, é imperativa a existência de um planejamento adequado e realista, que contemple toda a diversidade ambiental, temporal e estratégica envolvida nesse processo. Dessa forma, a análise fundamentalista pode servir para avaliar projetos e empresas já operacionais.
Para que esse trabalho seja possível, é necessário o levantamento de todas as variáveis e dados envolvidos. Em geral, esse trabalho é realizado com dois focos principais: [um] em aspectos materiais, como disponibilidade tecnológica, capacidade financeira, fontes de recursos, capital humano, histórico de desempenho empresarial dos sócios, entre outros, e [o outro] em aspectos mais subjetivos, como o momento / oportunidade de mercado, projeções de desempenho e cenários macroeconômicos, riscos envolvidos, alternativas de investimento, valores éticos e socioambientais, entre outros.
Com isso, a partir da análise conjunta desses elementos – inspirada pelo melhor senso crítico –, são definidas as premissas para a elaboração da projeção de resultados para os próximos anos. Essa medida de desempenho permite constituir os fluxos de caixa futuros – a quantidade de anos projetados depende da natureza da atividade; em geral, são projetados seis anos / exercícios.
Fluxo de caixa operacional – free operating cash flow
Uma vez constituídos os fluxos de caixa da empresa / projeto, pode-se avaliar seu valor atual através da metodologia do fluxo de caixa descontado, que consiste em trazer a valor presente, os fluxos futuros a uma taxa de desconto tecnicamente definida – por exemplo, o modelo CAPM, que é baseado no beta da empresa.
CAPM = RF + ß ( RM - RF )
Onde...
CAPM – capital asset pricing model – é a precificação do custo do