analise fraudes
Neste artigo o autor analisa casos de empresas que apresentaram fraudes e estabelece uma relação com o papel a ser realizado pela auditoria no sentido de sua identificação e minimização das causas e efeitos de sua ocorrência. O trabalho foi embasado na análise de artigos, pareceres contábeis e análises realizadas por instituições conceituadas em nível nacional e internacional que atuam na área de auditoria e áreas afins. Além disso são apresentados conceitos de auditoria, relevando sua importância à classe empresarial.
Para ilustrar o estudo, apresentaremos a fraude que aconteceu no banco Panamericano, o que nos permitirá constatar a magnitude do problema revelando a importância da auditoria como ferramenta eficiente no tratamento das fraudes. (…)
Introdução
A palavra auditoria tem sua origem do latim “audire” que significa ouvir, o significado foi ampliado pelos ingleses como auditing para denominar a tecnologia contábil da revisão. O conceito tem se ampliado ao longo do tempo devido à crescente complexidade da administração dos negócios, uma vez que, os países estão se desenvolvendo economicamente, numa sociedade cujas transações são contabilizadas em tempo real, estando sujeitas às regulamentações fiscais e legais. Podendo ser o auditor uma pessoa que ligada à função de verificar a legitimidade dos fatos econômico-financeiros, prestando contas a um superior.
É curioso que, o trabalho do auditor muitas vezes deixa os funcionários com a sensação de estarem sendo vigiados e intranquilos. Porém o trabalho do auditor não tem como objetivo policiar os profissionais ou suas atividades.
A auditoria normalmente tem a finalidade de atender a interesses de acionistas, investidores, financiadores e do próprio Estado, ou para cumprir normas legais que regulam o mercado acionário.
Para ilustrar melhor apresentaremos alguns conceitos de auditoria. Segundo Attie (1998, p25), “a auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência