Analise formal da imagem obra: o julgamento de páris
Analise Formal da Imagem
Obra: O Julgamento de Páris
Artista: Lucas Cranach
Data de execução: 1528
Tamanho: 101.9 x 71.1 cm
Materiais utilizados e técnica: Óleo sobre Madeira
Lugar de exposição: Metropolitan Museum of Art, New York
Descrição da obra: No primeiro plano e centro da imagem temos Hermes, ao seu lado as deusas Hera, Atena e Afrodite, em maior destaque com cores mais claras, sentado no chão Páris e seu cavalo em menor destaque ao lado da árvore. Em um segundo plano temos uma cidade, possivelmente Tróia a beira do mar e outra cidade em cima de um rochedo que provavelmente esta representando o Olímpio. Temos também em um plano intermediário uma nuvem negra com um cupido.
Se tratando de uma obra do renascimento clássico, o pintor busca um realismo de representação através da utilização de proporções bem próximas da realidade, embora possam notar algumas falhas como o tamanho do cavalo e uma leve sensação de deformação no pescoço de uma das deusas.
A utilização da perspectiva também é presente na obra, pois temos uma cidade ao fundo bem pequena, demonstrando assim a distancia que as personagens se encontram dela. O pintor também faz utilização de planos para representar profundidade, a posição de Páris na diagonal, por exemplo, as deusas que se sobrepõem, demonstrando que uma esta mais a diante e outra mais ao fundo, assim como ocorre com a posição de Hermes. Os traços do pinor são bem realistas e representa bem a realidade como ela é, assim como o detalhamento das plantas e da paisagem ao fundo.
O pintor faz uso dos signos miméticos para aumentar o realismo da representação, a obra nos da uma sensação de movimento e vida dos elementos representados.
O tema é mitológico, traz a o mito chamado “O Julgamento de Páris”, mito este que viria a causar a Guerra de Tróia. No mito, Éris, deusa da discórdia, irritada por ter sido excluída do banquete de celebração do casamento de Peleu e Tétis, envia até este banquete uma