Analise financeira
Curso: Ciências Contábeis, 7º Período
Disciplina: Administração Financeira
Docente: Kallyo Halyson Santos Moura
Discentes: Firmino e Paiva
Análise Financeira: Fluxo de Caixa de um Novo Projeto e Técnicas de Novo Projeto.
O fluxo de caixa de um projeto
Conceito
O fluxo de caixa de um projeto é um modelo matemático que visa mostrar as diversas entradas e saídas efetivas de dinheiro ao longo do horizonte do planejamento do projeto, e que ocasionarão impacto na economia da empresa e, permitindo, dessa maneira conhecer a rentabilidade e viabilidade econômica. Nesse sentido, os fluxos de caixa representam a renda econômica gerada pelo projeto ao longo de sua vida útil. A construção do fluxo de caixa de um projeto de investimento deve ser realizado para que o projeto possa ser analisado com vistas na tomada de decisão sobre a implantação ou não. Os principais aspectos que devemos considerar na montagem do fluxo de caixa são: . O valor do investimento a ser realizado durante a execução do projeto . A vida útil de cada componente dos investimentos . O valor das receitas, ano a ano, esperada para o projeto, durante sua vida útil . A evolução dos custos ( fixos e variáveis ) prevista para cada ano . O valor de recuperação que se espera obter graças à venda dos resíduos do projeto, ao final de sua vida útil.
Técnicas de novo Projeto
Valor Presente líquido: É o método mais utilizado, representa a confrontação entre as entradas e saídas trazidas para as data que se inicia a análise do investimento de um determinado Fluxo de caixa, descontada a uma taxa que representa o custo de oportunidade do investimento.
Para identificar a viabilidade do projeto é necessário observar se o VPL é positivo, ou seja, se as entradas dos fluxos de caixa do investimento são superiores as saídas. Exemplo: