Analise financeira
1.1 INTRODUÇÃO:
Análise por quocientes é o processo mais utilizado porque oferece uma visão global da situação econômica/financeira da empresa. A análise por meio de índices envolve os métodos de cálculo e a interpretação dos índices financeiros, para avaliar o desempenho e a situação da empresa.
Os insumos básicos para a análise baseada em índices são a demonstração do resultado e o balanço patrimonial da empresa.
Os indicadores econômicos-financeiros são apurados através de cálculos matemáticos efetuados levando em conta valores extraídos das demonstrações contábeis e financeiras em busca de números que auxiliem no processo de decisão e entendimento da real situação da empresa em seus aspectos patrimoniais, financeiros, de rentabilidade e giro, dentre outros. Uma das características principais de análise dos índices, é evidenciar a posição da empresa de forma estática e também buscar analisar as situações futuras relacionadas com períodos subsequentes, por meio de projeções.
1.2 INTERPRETAÇÃO DE QUOCIENTES:
A análise por Quocientes consiste na interpretação de dados extraídos das demonstrações financeiras, visando conhecer a situação econômica e financeira da empresa.
Os quocientes mais utilizados, que permitem um conhecimento da situação financeira da empresa são os Quocientes de Estrutura de Capitais e Quociente de Liquidez. E os que evidenciam a situação econômica são os Quocientes de Rentabilidade.
Os Quocientes de Estrutura de Capitais, também conhecidos por Quocientes de Endividamento, são obtidos mediante a confrontação dos elementos que representam os Capitais de Terceiros com o Patrimônio Líquido e com o Ativo Permanente, servem para aquilatar o grau de endividamento da empresa.
Os Quocientes de Liquidez de uma empresa é medida pela sua capacidade para satisfazer suas obrigações, a liquidez refere-se à solvência da situação financeira da empresa. De um modo geral, quanto maiores esses