Analise ergonomica
Análise Ergonômica do Trabalho
Micael Enéas Portilio
CTST – 5
Tiago Marchese
Carazinho, 19 de Junho de 2010
ANÁLISE ERGONÔMICA SOBRE O POSTO DE VENDEDOR
A análise a seguir abordará a atividade de vendedor de uma loja agropecuária da cidade de Carazinho-RS. Foi analisada inicialmente a atividade exercida no posto a fim de encontrar possíveis falhas ou problemas ergonômicos em ambos. Tendo em vista ao fim da análise diagnosticar os problemas e assim chegar a possíveis melhorias.
1. Introdução.
Realizou-se uma análise ergonômica em uma empresa de insumos agropecuários situada na cidade de Carazinho-RS. Inicialmente foi feita uma visita a empresa para observação do posto, também foi analisado o perfil do funcionário que desempenha a função para melhor aproveitamento da análise, sendo o funcionário entrevistado pra definir em detalhes o desempenho de sua função. Sendo assim possível a coleta de dados importantes para o desenvolvimento da análise a ser apresentada, visando a busca de recursos para possíveis melhorias para o posto de trabalho.
2. Descrição da tarefa.
No desempenho diário da função o trabalhador desempenha diversas funções tendo como elas, a venda de insumos, a emissão de notas, atender o telefone, descarregar insumos, e a reposição dos insumos na loja.
[pic]
3. Dificuldades referidas pelo trabalhador.
A dificuldade mais freqüente que o trabalhador se refere esta no descarregamento e reposição dos insumos. Pois neste observa-se uma dificuldade no levantamento do produto e a distância a ser percorrida.
4. Característica física do local de trabalho.
O ambiente de trabalho do vendedor é um local de boa ventilação natural com janelas e portas de tamanho grande por onde também se tem boa iluminação natural sendo que a iluminação artificial tem boa qualidade. O piso bem aderente feito de lajotas, paredes de alvenaria, teto de zincalum. Equipamentos,