Analise Ergonomica do Silo de Mineiro
O objetivo desse estudo foi investigar o local de trabalho e as possíveis relações de pontos dolorosos apresentados por 7 funcionários da unidade de alimentação de silos de minério. Foi utilizado o questionário de sintomas e de aspectos da organização do trabalho incluindo o diagrama de Corlett que avaliou os locais dolorosos apontados pelos funcionários. Os resultados demonstram que dos7 funcionários 3 (42.85%) relatam algum problema músculo-esquelético e mantém posturas incorretas durante sua atividade laboral. Como completo do objetivo, sugerirá melhorias a serem implantadas no setor, tais como ginástica labora e pausa entre as atividades garantindo assim a qualidade de vida dos funcionários.
Introdução
A ergonomia pode ser definida como "o estudo de aspectos do trabalho e sua relação com o conforto e bem estar do trabalhador", ou ainda, o estudo da adaptação do trabalho ao homem. Geralmente, ela se ocupa de fatores do trabalho relacionados às posturas, movimentos e ritmo determinados pela atividade e do conteúdo dessa atividade, nos seus aspectos físicos e mentais. Essa ciência que lida com o estudo das características dos trabalhadores para adaptar as condições de trabalho a essas características. O objetivo da ergonomia é investigar aspectos do trabalho que possam causar desconforto aos trabalhadores e propor modificações nas condições de trabalho para torná-las confortáveis e saudáveis
Históriada ergonomia
Durante a 1a Guerra Mundial, no ano de 1915, foi fundada a Comissão de Saúde dos Trabalhadores na Indústria de Munições formada basicamente por fisiologistas e psicólogos. Em 1929, esta comissão foi reformulada e transformou-se no Instituto de Pesquisa sobre Saúde no Trabalho, ampliando assim seu campo de trabalho, realizando pesquisas sobre posturas no trabalho, carga manual, seleção, treinamento, preocupações quanto o ambiente: iluminação, ventilação e outras.
Quando a 2a Guerra Mundial eclodiu, houve a necessidade de adaptar os