Analise economica
A macroeconomia apresenta uma visão simplificada da realidade para, assim, explicar a conduta dos agentes e a evolução das variáveis .
Com esse objetivo, são elaborados modelos que pretendem ilustrar o funcionamento da economia em seu conjunto, o que exige a introdução de certos pressupostos simplificadores.
A macroeconomia estuda as variáveis econômicas agregadas, como a produção da economia em seu conjunto ,denominada produção agregada,ou preço médio de todos os bens, denominado nível de preços,a teoria e a política macroeconômica não conhecem limites geográficos ,antes ,elas visam estabelecer uma estrutura internacional a qual os recursos fluam livremente entre instituições e nações,a atividade econômica seja estabilizada e o desemprego possa ser controlado.
Assim, enquanto a microeconomia estuda a produção e os preços em mercados específicos, como o automobilístico ou o petrolífero.
As teorias microeconômicas fornecem a base para a operação eficiente da empresa,visam definir as ações que permitirão à empresa obter sucesso .
Os conceitos envolvidos nas relações de oferta e demanda e as estratégias de maximização do lucro são extraídos da teoria Microeconômica .
Questões relativas à composição de fatores produtivos,níveis ótimos de vendas estratégias e determinação de preço do produto são todas afetadas por teorias do nível Microeconômico.
Com isso, a distribuição de renda deveria ser melhor a todos,não se pode deixar de atribuir a melhoria da distribuição de renda como um objetivo de política econômica.
As economias de mercado não são capazes ,por si só, de gerar equidade (justa distribuição da renda),nesse sentido o Estado tem como um de seus objetivos , garantir níveis razoáveis de igualdade na sociedade(VASCONCELLOS;GARCIA,2006).
É importante observar , porém,que ao contrário dos outros objetivos de política econômica,mudanças fortes na distribuição de renda , a não ser por reduções bruscas da taxa de inflação ,