Analise Economica Financeira
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria
Turma 16
Análise Econômico Financeira
Prof. José Carlos Tiomatsu Oyadomari
Portobello S.A. e Empresas Controladas
Angela Souza
Juliana R. C. Sato
Raquel A. Matos
Renato Casarin
Tiziane Prandina
Jundiaí
Junho 2013
O trabalho a seguir faz parte dos estudos da disciplina de Análise Econômico Financeira da Turma GFCA 16 da FGV de Jundiaí e as opiniões aqui não refletem as opiniões da empresa analisada sendo apenas base de estudos.
As análises foram feitas através dos números apresentados pela Empresa Portobello S.A. para os resultados do exercício findo em 31 de dezembro de 2012, conforme reproduzidos abaixo e todos os números são em Reais e consolidados de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil. As comparações realizadas neste exercício levam em consideração os anos de 2012 e 2011.
O exercício de análise feito pelo grupo de alunas e aluno está dividido em cinco grupos conforme descrito abaixo e cada grupo terá uma explicação dos seus resultados:
I – Estratégia de Financiamento e Estrutura de Capital
II – Liquidez e Solvência
III – Gestão de Ciclos
IV – Modelo de Fleuriet
V – Análise de Margem
I – Estratégia de Financiamento e Estrutura de Capital
Esse módulo tem por objetivo analisar o Capital de Terceiros versus o Capital Próprio na Empresa. Analisar se o endividamento está concentrado no curto prazo ou no longo prazo e, com isso, o risco envolvido para o(s) credor(es).
A análise do endividamento é feita pela fórmula:
Assim temos:
Quanto maior esse índice, maior é o risco para os credores. Portanto, vemos que a Portobello, apesar de uma redução de 3ptp ainda mantém um alto endividamento e o índice indica que mais de 80% dos ativos são financiados com recursos de terceiros.
A composição do endividamento é demonstrada pela fórmula: