Analise dos sistemas de saude
Este trabalho é uma analise comparativa e critica entre os sistemas de saúde brasileiro, americano e cubano.
O mesmo aborda o sistema utilizado em cada país e em seu conteúdo o grupo de estudantes critica e opina a forma de atuação de cada sistema.
Sistema Brasileiro
O SUS (Sistema Único de Saúde) foi criado pela constituição federal de1988 com a finalidade de deter a desigualdade no auxilio a saúde da população.
O SUS é um atendimento publico a qualquer cidadão sendo proibido cobrar dinheiro sobre qualquer pretexto. Faz parte deste sistema os centros e postos de saúde, hospitais (Incluindo universitários, laboratórios, hemocentros, banco de sangue), alem de fundações e institutos de pesquisa como a FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz e o instituto Vital Brasil. Com este sistema de saúde todo o brasileiro tem direito a internações, consultas, exames e tratamentos nas unidades vinculados ao SUS.
O SUS é financiado com recursos arrecadados através de impostos e contribuições sociais pagos pela população.
O Sistema Único de Saúde tem a meta de promover a saúde da população, oferecendo um serviço com qualidade independente da renda de cada individuo. Este sistema trata e previne as doenças, tem o controle da qualidade de remédios, exames, alimentos, higiene e atua também com a vigilância sanitária.
O setor privado participa complementando o SUS, por meio de contratos e convênios quando a unidade publica de assistência a saúde não é suficiente para atender determinada região.
O Ministério da saúde realiza algumas ações com o objetivo de trazer a saúde para perto do cidadão e, dar ao profissional, a especialização necessária para que ele possa exercer seu trabalho com qualidade. Em varias linhas de comunicação, como a internet, o individuo fica sabendo como o dinheiro dele e da população esta sendo investido na promoção em saúde e na qualidade de vida dos brasileiros.
Umas das principais ações é o SAMU, presta serviço à população em casos de