Analise dos metodos da ciencia politica por adriano moreira
1. Relação entre ciência política e teoria política normativa
Quando estudamos Ciência Política, ou seja, quando estudamos os fenômenos políticos, temos sempre que considerar o normativismo nessa ciência. A teoria política normativa diz respeito às características dos valores políticos. E o professor Adriano Moreira, no segundo capítulo da sua obra Ciência Política, vai começar expondo sobre esse normativismo, distinguindo os três tipos deste, para depois então elencar os métodos dessa ciência.
1.1. NORMATIVISMO.
1.1.1. Normativismo Ético ou Filosófico - proclama a ideia do que deveria ser um mundo político aceitável, em função de uma escala de valores. Aqui as orientações normativas abordam a realidade do Estado tendo por base as finalidades dele. Temos como exemplo a ONU, como instituição, que proclama e prega esses princípios.
1.1.2. Normativismo Jurídico – assume o direito positivo como objeto do conhecimento. É importante se ter conhecimento que a forma extrema do Normativismo Jurídico é de Kelsen, que diz que “ o Estado não é senão a própria ordem jurídica, e não uma entidade situada atrás dela”, ou seja, Kelsen toma o Estado como a personificação da ordem jurídica total. O que esse tipo leva em conta é sempre o conceito normativo, não a realidade social. É da imagem que ele se ocupa não da realidade social, por exemplo: quando um soberano é indicado isso é feito pelas normas, não importando à análise normativa que o poder tenha a sede num lugar diferente. Essa maneira de levar o conceito normativo mais em conta que a própria realidade vai ser um problema durante a tomada de uma decisão, como por exemplo quando um Estado é invadido por forças estrangeiras, pois o que se observa é que nesses casos o conceito normativo pouco é levado em consideração. E é justamente nesse ponto, desse problema da eficácia, que o normativismo de