Analise dos indicadores
Inseridas nos mais diversos ramos de atividade, as empresas são pessoas com personalidade jurídica, tendo como principal objetivo à maximização da riqueza.
Trabalhando como um sistema único com um intuito comum, a empresa sofre alterações de ambientes internos e externos, que vão originando diariamente suas operações.
Para demonstrar a viabilidade de uma empresa é necessário que informações sejam retiradas das suas demonstrações contábeis, de forma, que os mais diversos usuários possam efetivamente determinar através daquelas informações qual a melhor decisão a ser tomada.
A análise das demonstrações contábeis desempenha um papel fundamental nas empresas, permitindo a estas a concretização da transformação de dados em informações, e a conseqüente tomada de decisão.
Uma empresa é um todo segregado em partes, e para que se possa interpretá-la é necessário conhecer cada uma de suas partes, e para isso será aqui desenvolvido todas as etapas dos seus principais ciclos: operacional, econômico e financeiro.
Com isso se utilizou a necessidade prática da empresa fictícia Júlia Baby S.A., necessitando conhecer suas viabilidades mercadológicas após o primeiro semestre de atividades, e aplicou-se a efetivação destes ciclos, com suas devidas conseqüências. 1.1. Caracterização da Empresa
A Júlia Baby S.A., com sede e foro na Avenida Ayrton Senna, 3037 – Neópolis, em Natal/RN, é uma sociedade anônima de capital fechado que se regerá de acordo com a Lei Federal nº 6.404 de 15 de dezembro de 1976, e pela demais disposições legais aplicáveis. A sociedade tem por objeto social a exploração da atividade mercantil para fins de comércio atacadista de móveis infantis. O prazo de duração é indeterminado. E o seu público alvo são as lojas varejistas de móveis infantis.
1.2. Definição do Problema
Estando o mercado cada vez mais competitivo, as empresas estão buscando determinar os melhores meios possíveis de atuar coerentemente com esta situação.