Analise do Texto A Cidade Antiga
História Licenciatura
Análise do Texto: A Cidade Antiga
São Paulo
2014
Faculdade Metropolitana Unidas
História Licenciatura
Análise do Texto: A Cidade Antiga de
São Paulo
2014
Biografia
Numa Denis Fustel de Coulanges (Fustel de Coulanges) nasceu no dia 18 de Março de 1830 e faleceu no dia 12 de Setembro de 1889. Fustel foi um historiador francês, positivista e sua principal obra foi “A Cidade Antiga” que foi publicada em 1864.
A maior parte de sua vida foi dedicada ao seu ensino e aos seus livros, assim tendo conquistas como de professor suplente(1875 a 1878) para professor efetivo(1878 a 1879).
Apesar de não intervir na política, teve um grande interesse em questão de reorganização social, ele desejava que as instituições daquela época se parecessem mais com as do passado, e concebia para a nova Constituição francesa um conjunto de reformas que refletiam as opiniões que ele tinha formado sobre a democracia em Roma e na antiga França.
Influenciado por Benjamin Constant e Volney, ele critica o pensamento dos revolucionários em questão de copiar as instituições greco-romanas. Ele acreditava e ressaltava que o estado era uma instituição religiosa no qual o rei é o líder, o magistrado um padre e a lei uma fórmula sagrada, exílio uma excomunhão, que os direitos e deveres de cada um se limitavam a cidade e o ódio aos estrangeiros era mais que obrigatório.
Assim se tem o inicio do pensamento que da origem a sua obra que foi e ainda é referência nos estudos da história.
Análise Textual: A Cidade Antiga
O texto escolhido para a analise é o terceiro livro da obra “A Cidade Antiga” de Fustel de Coulanges.
Para começar a analise destaco que o autor não cita uma data especifica, segundo ele na sociedade antiga as datas elas dão mais pelas idéias do que pela sequência de anos.
No texto se tem a seguinte concepção: Uma sociedade se tem