Analise do texto de Bruno Zevi
A arquitetura ao longo dos anos vem se alterando em funcao das necessidades de cada epoca. Ela vem se adaptando as novas formas de viver. A forma de construcao e materiais utilizados sao as mais evidentes, pois com o passar dos anos temos tambem o desenvolvimento da humanidade. Entretanto ha algo que jamais se altera: o conhecimento do espaço.
É fundamental o estudo do espaço antes de iniciar uma planta. O projeto de uma construcao é sempre uma sintese de estudos sobre terreno, topografia, tipo de solo, lençol freático, funcionalidade, tecniva construtiva, variantes economicas e ate mesmo a historia do local de construcao. Portanto diriamos que o projeto é uma equacionacao ou mesmo um resumo de todos esses estudos e fatores externos acabam ditando os espacos projetados.
Aquele arquiteto que dispensa qualquer um desses aspectos antes de projetar um espaço se equivoca profundamente, pois um espaço arquitetonico nao é só o interior do edificio mas sim sua função que cumpre com o exterior. Por isso espaço arquitetonico e urbanistico sao semelhantes que se interrelacionam e se interligam, pois um reflete o outro. INTERAGIR
Sendo o espaço arquitetônico protagonista da arquitetura é preciso tempo para vivencia-lo para que possamos compreende-lo a analisa-lo, pois é praticamente impossível transmitir qualquer sensacao de ambiencia (abstrata) atravez de um simples desenho, foto ou mesmo uma maquete. Os apartamentos decorados por exemplo sao uma tentativa de programar espaços para justamente transmitir ambiencia.
A Arquitetura nao é só palco da arte em si, mas tambem a sintese de muitos estudos para gerar espacos