Analise do texto com citações de Iamamoto, Faleiros e NETTO
O Hospital do Câncer foi inaugurado em 2007 no complexo da Fundação Hospitalar, com uma equipe básica, que se estruturou principalmente com a chegada do primeiro oncologista. Os serviços iniciais foram os de quimioterapia e cuidados paliativos, sendo que logo foi iniciado o serviço de radioterapia. No inicio, o hospital era chamado de UNACON (Unidade de Alta Complexidade de Oncologia). Depois de inaugurado, passou a se chamar Hospital de Câncer do Acre.
2 - QUAL A POLÍTICA PÚBLICA QUE A INSTITUIÇÃO ESTA INSERIDA?
A política é o Sistema único de Saúde-SUS, contudo mais especificamente a Política Nacional de Atenção Oncológica- PORTARIA Nº 2.439/GM DE 8 DE DEZEMBRO DE 2005. Conforme a lei, n° 8.080, de 19 de setembro de 1990.
3-OBJETIVO DA INSTITUIÇÃO E AS AÇÕES QUE ELA DESENVOLVE?
O objetivo primordial consiste em oferecer serviços de saúde e complementares visando a garantia aos pacientes oncológicos, tratamento de neoplasias, bem como orientação aos familiares e acompanhantes/cuidadores. Visa também estruturar os serviços especializados nesta área para prestar atendimento/tratamento a todos os tipos de cânceres, evitando assim a ida de pacientes acreanos para Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
As ações que ela desenvolve são: A nível ambulatorial, com internação e com atendimento de emergência. Os pacientes atendidos em nível ambulatorial são acompanhados por diversos médicos e equipe de apoio. Aqueles que precisam de quimioterapia e radioterapia são avaliados, conduzidos aos devidos tratamentos e são liberados para suas casas. Em alguns casos especiais os pacientes necessitam de internações sendo conduzidos para a enfermaria “A” do hospital das clinicas. Alguns pacientes podem sofrer sinais ou sintomas que necessitem de um atendimento imediato, nestes casos os mesmos são encaminhados ao setor de emergência oncológica. A emergência oncológica, inaugurada em 2010, tem a finalidade de atender aqueles pacientes que