Analise do poema ''josé'' de carlos drummond de andrade
O poema José fala sobre a solidão do homem revelando sua angustia pela vida. No começo do poema, da a entender que antes de tudo havia felicidade ‘’A festa acabou‘’. E vemos o porquê do ‘’ a noite esfriou’’. José está abandonado, esta só.
Diante do abandono sem mulher e sem carinho, José não encontra palavras, está sem discurso, e com a situação se agravando sem ter a quem recorrer José se entrega ao fumo, as bebidas.
Suas esperanças frustraram-se, pois quando fala no poema ‘’ O dia não veio’’ significa que a vinda de um novo dia trará novas oportunidades. Mas o novo dia para José não veio, assim como o bonde e o riso, não pode viver nem de ilusões.
José perdeu a hora certa de agir, de lutar. Não tem esperança de recuperação, apenas um vazio de tudo. “Tudo mofou, acabou, fugiu”.
A vida de José é marcada por sentimentos opostos e conflitos que não tem solução. Entende-se que ele é uma pessoa apegada a bens materiais: “gula, (alimento) lavra de ouro, (riqueza) biblioteca (conhecimento)”. O autor coloca José como uma pessoa contraditória e frágil, sendo isso representado no termo ‘’ seu terno de vidro’’. Mas José deveria reagir sair da solidão deveria gritar gemer, cansar, dormir, morrer, mas não morre. Mas José é duro na queda.
O poema revela com infinita precisão um momento de crise existencial comum a todos que experimentam o incomensurável gosto da existência. José é o homem que vê a morte cumprimentando a vida, a sorrir, e que vê nesse ato um acordo entre