Analise do mercado de arroz no sul do brasil
Adriana Cristina dos Anjos Castro Weber
Cleusi Novakoski
Felipe Barranheiwicz Bento
Juliane Seifert
Viviane de Oliveira
RESUMO
O artigo a seguir apresenta uma pequena análise do mercado de arroz no sul do Brasil, com informações obtidas após estudos exploratórios inerentes ao assunto abordado. Por ser um tema que aborda diversos assuntos, os elementos que serão estudados são em forma de objetivos, para facilitar na pesquisa e entendimento para aquele que vai ler o mesmo. Sendo assim neste trabalho serão estudados, temas que contribuirão com o conhecimento das diversas etapas do plantio e cultivo de arroz.
Palavras-chave: análise; estudo exploratório; objetivos; conhecimento, plantio e cultivo de arroz.
METODOLOGIA
Para realização do artigo a seguir foi utilizada a metodologia de pesquisa exploratória em sites inerentes ao assunto abordado e em livros.
Conforme Maria Margarida (2001), pesquisa exploratória é o primeiro passo de todo trabalho científico. Quando for uma pesquisa bibliográfica, deve proporcionar maiores informações sobre determinado assunto; facilitar a delimitação de um tema; definir os objetivos ou formular as hipóteses de uma pesquisa. Através das pesquisas exploratórias avalia-se a possibilidade de desenvolver uma boa pesquisa sobre determinado assunto.
1 INTRODUÇÃO
O arroz é cultivado em todos os continentes, por cerca de 120 países, o consumo pela população mundial é um hábito inquestionável e dificilmente sofrerá substituição. O arroz freqüenta a mesa de dois terços da população mundial, constituindo-se no alimento mais cultivado e consumido em vários países. O seu cultivo é tão antigo quanto à própria civilização, remontando à Antiguidade.
Entretanto, a data e o local exatos de sua origem não são precisos. A maioria dos autores acredita que ele seja originário da Ásia Sul-Oriental, região que inclui a China, a Índia e a Indochina. Evidências arqueológicas na