Analise do Livro o menino do Dedo verde
LETRAS 5° FASE
COMPONENTE CURRICULAR: LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
PROFESSOR: SAULO GOMES THIMÓTEO
ANÁLISE LITERÁRIA DO LIVRO: O MENINO DO DEDO VERDE
O menino do dedo verde, escrito por Maurice Druon é uma obra destinada ao público infantil, que apresenta uma linguagem clara e simplificada, não utilizando-se de muitas metáforas. Sem delongas, a historia começa descrevendo o menino muito diferente de todos os outros, diferente inclusive no nome, pois se chamava Tistu. O autor aproveita este trecho para fazer uma critica as ideias pré-fabricadas, e ainda ressalta que o assunto é importante. DRUON refere-se aos adultos usando o termo “gente grande” a simplicidade, e o publico alvo do autor. “Se só viemos ao mundo para ser um dia gente grande, logo as idéias pré-fabricadas se alojam facilmente em nossa cabeça, à medida que ela aumenta. Essas idéias, pré-fabricadas há muito tempo, estão todas nos livros. Por isso, se a gente se aplica à leitura ou escuta com atenção os que leram muito, consegue ser bem depressa pessoa importante, igual a todas as outras.”
Então Tistu é apresentado como um menino bonito, loiro e com olhos azuis. Realmente Tistu é um menino diferente, singular mesmo. Ele questiona o mundo em que vive a partir das experiências que vai vivendo. Seu pai se chamava Sr. Papai, e sua mãe Dona Mamãe. Eles levavam uma vida farta partindo do pressuposto de que possuíam muito dinheiro e uma casa que brilha. Neste segundo capitulo, há uma certa divergência, quando o autor relata que:
“Dona Mamãe, loura e leve, tinha as faces macias como a pele das flores, unhas vermelhas como pétalas de rosa, e espalhava em torno dela, quando saía do quarto, o perfume de um buquê”.
Logo em seguida, ele continua, porém afirma que as unhas antes vermelhas, agora são cor-de-rosa:
“ As unhas cor-de-rosa de Dona Mamãe, polidas diariamente como o corrimão, brilhavam como dez janelinhas ao levantar do sol.”
Também é possível observar o