Analise do livro filosofia para executivos capitulo de rené descartes
O pensar como ser
René Descartes, conhecido também como fundador da filosofia moderna, é considerado um dos filósofos mais influentes de toda história da humanidade. Ao longo de sua vida, Descartes se interessou por diversos estudos científicos. Se dedicou a matemática, geometria, anatomia além de estudar sobre a razão humana.
Descartes afirmava que a mente era diferente dos outros fenômenos naturais. Isso porque o pensamento humano tem uma base material e também mental. Segundo ele a inteligência do homem depende de dois fatores: o cérebro como matéria e a razão como parte espiritual. Para ele, a parte espiritual da razão sempre está correto, a não ser que seja interferido pelo corpo a cometer erros. As sensações físicas são experimentadas pelos cinco sentidos do corpo e representam um contato com o ambiente. Porém, os sentidos podem enganar e levar aos desejos desordenados. Por isso se deve controlar esses desejos por meio da razão espiritual para alcançar o conhecimento da verdade.
Descartes ao citar a seguinte frase: “Penso, logo existo”. Exprime a certeza de que a verdadeira existência surge a partir da razão. Os sentimentos não comunicam a realidade e a existência, mas o pensamento sim. Se não fosse esse pensamentos, nossos sentidos nos levariam a crer em um mundo de fantasias que existem apenas em sonhos, sem que pudéssemos viver a realidade do mundo. Essa visão levou Descartes ao individualismo racionalista, onde só o pensamento pode levar a verdade, não dependendo de Estado ou Igreja para seguir o caminho certo.
O campo empresarial é regido números. Entretanto, mesmo quando os números são constantemente positivos, as coisas saem bem feitas. Porém ninguém consegue ser perfeito, o bom líder sempre se pergunta como pode ser ainda bem melhor. Essa é uma atitude essencial para o desenvolvimento da organização. A situação se torna problemática quando o líder questiona suas qualidades executivas tanto de modo gradual como nos