Analise do grupo ii de cátions
O trabalho aqui apresentado trata de uma série de experimentos realizados com NaOH, NH4OH, NH4Cl e tioacetamida, com o objetivo de identificação dos cátions do Grupo III, com exceção do Fe2+. A série de reações realizadas foi suficiente para identificá-los e ainda comprovar algumas teorias, como a necessidade de grande concentração do produto para deslocar o equilíbrio químico para a direita e que a tioacetamida em meio básico, também permite a formação de hidróxidos devidos aos íons básicos presentes.
2. INTRODUÇÃO
A Química Analítica envolve métodos voltados para a determinação da composição da matéria. Os métodos qualitativos geram informações sobre a identidade das espécies atômicas ou moleculares ou mesmo grupos funcionais na amostra. As anotações obtidas em um experimento poderão permitir o tipo de análise qualitativa. Isso leva em conta a existência ou aparecimento de certa qualidade, esperada ou não. Não há necessidade nem possibilidade de quantificar a mudança de cor da mistura formada. Também não é necessário saber a quantidade de gás liberado no momento da reação. O que precisa ser feito é comparar a qualidade observada com algum padrão preestabelecido. Em resumo, analisar os resultados de um experimento em que devem ser observados aspectos qualitativos significa perceber a existência e as alterações nesses aspectos, comparando-os com os padrões existentes nos roteiros e manuais sobre o assunto.
No seguinte trabalho, usa-se por meio de reações para atingir os objetivos, substâncias podem combinar-se com outras substâncias transformando-se em novas substâncias. Para estas transformações damos o nome de Reações Químicas. Durante as reações as moléculas iniciais são “desmontadas” e seus átomos, agora separados, são aproveitados para formar novas substancias. As reações químicas são classificadas em quatro tipos, o que não será aprofundado aqui, pois para estudo satisfatório basta saber que as reações realizadas nesse trabalho são de dupla