Analise do Filme A Onda
Analise do Filme A Onda
O filme “A Onda” apresenta razões que podem levar à alienação política e ao cultivo de lideranças autoritárias, como o vazio de identidade com o qual a juventude sofre, o consumismo desenfreado presente na sociedade capitalista, a ausência de projetos coletivos e o desinteresse das pessoas pela área da política. Essa história transmite a ideia de que a ausência de valores, não existe apenas em um contexto de guerra, mas também atualmente, em que as regras de convivência e ética estão bastante relativizadas. Isso é perceptível através do comportamento dos jovens alunos do professor Rainer, que demonstram carência de autoridade, confundindo esse sentimento com a valorização do autoritarismo. Também há a questão da “psicologia das massas”, em que para se sentirem pertencentes a um grupo, as pessoas podem ser facilmente influenciadas, chegando a ficar alienadas. Analisadas as questões que envolvem esse contexto, conclui-se que as orientações advindas da escola e da família são fundamentais para o crescimento de jovens que serão adultos devidamente instruídos para evitar problemas sociais desse nível.
Aspecto emocional - alunos do professor Rainer, que demonstram carência de autoridade, confundindo esse sentimento com a valorização do autoritarismo.
Aspecto de inteligência e Inteligência Emocional - esses jovens não estavam preparados intelectualmente para serem submetidos a esse tipo de experiência, considerando que apresentam fragilidades quanto à formação de identidade.
Habilidade Cognitiva – Nem todos tinham essa habilidade, pois alguns eram facilmente influenciados, apenas para fazer parte de um contexto.
“A motivação é como alimento para o cérebro, você não pode ter o suficiente em uma refeição. A motivação precisa de recargas contínuas e regulares para nutrir a fundo e transformar um ser humano em um vencedor.”
Peter Davies – Jornalista e cineasta norte-americano
“Parte de ser campeão é agir como um