Analise do Filme Tempos Modernos
Engenharia de Produção II Semestre 2014.1
Componente Curricular: Evolução das Técnicas de Gestão de Produção.
Atividade Avaliativa. Analise do Filme Tempos Modernos
1) O processo de industrialização de massa e o novo contexto socioeconômico e produtivo do inicio de século XX.
Nos séculos XIV e XX, novas transformações emergiram a 2ª e 3ª Revoluções industriais. O avanço da indústria provocou o deslocamento de camponeses. Para as cidades, em busca de trabalho e melhores condições de sobrevivência. Após a 2ª Guerra mundial, países de 3º mundo também sofreram revoluções na indústria. A presença do estado e também de empresas estrangeiras na industrialização era muito forte. Estas impulsionaram o crescimento de países subdesenvolvidos, que hoje se tornaram potencias mundiais na economia. Porem a industrialização não resultou somente em melhoria de vida ou maior desenvolvimento, já que os países em desenvolvimento dependiam diretamente de outras capitais, tornando assim, uma dependência externa cada vez maior. Além disso, as indústrias se tornaram mais modernas, e não geraram empregos tanto o esperado. A infraestrutura não acompanhou o crescimento acelerado da população, desencadeando assim, problemas sérios, como o desemprego e o inchaço das grandes cidades, como decorrência disso.
2) A desumanização do trabalho puramente mecanicista ratificada pelas técnicas de produção adotadas nas fabricas da época.
As relações sociais sofreram mudanças, e assim, as classes sociais se evidenciaram. Os donos de fabricas e comerciantes (burgueses) buscavam lucros desenfreados, através de exploração de mão-de-obra barata, e com funcionários vivendo em situações precárias, salários miseráveis e sem nenhuma assistência médica. O trabalho era repetitivo, trazendo aos trabalhadores sérios problemas de saúde, levando até mesmo à invalidez. Os mesmos, quando “não serviam mais para o trabalho” eram descartados, e não recebiam nenhum auxilio