Analise do Filme Temple
Os esforços da mãe foram fundamentais para o desenvolvimento de Temple Grandin, que mesmo recebendo ordens de um psiquiatra para interná-la em uma instituição psiquiátrica, colocou Temple Grandin em uma escola de educação formal. Outro que teve grande influência para que Temple Grandin conseguisse driblar as dificuldades dos sintomas do autismo e desenvolvesse outras habilidades, foi o professor de Ciências, Dr. Carlock, que percebeu o enorme potencial de Temple Grandin, que era “pensar em imagens e conectá-las”. Ao assistir o filme Temple Grandin, pudemos extrair diversos pontos importantes, que nos servem de apoio para reflexões interessantes, enquanto futuros psicólogos no tocante a realização de um diagnóstico. Uma delas é o compromisso com ética, pois podemos mudar o rumo da história de vida dos nossos clientes, tanto para o bem quanto para o mal.
O diagnóstico não é foco principal, ele apenas nos dar pistas para melhor conduzir o curso da terapia, pois, como facilitadores de processos temos como alvo o aumento da qualidade de vida de nossos futuros clientes.
Nós como futuros psicológicos não devemos nos prender somente a patologia, mas tentar descobrir e desenvolver as habilidades e competências dos nossos futuros clientes.
Assim tem que ser o trabalho do profissional de psicologia, sempre pautado no respeito ao outro, sem manipulação e nem direcionamentos que estejam baseados em concepções pré-concebidas focando sempre o desenvolvimento da autonomia e o bem estar de nossos futuros clientes.