Analise do filme quando nietzsche chorou
Lou Salomé entrega a Josef alguns livros de Nitzsche para que este tentasse entender a mente dele e o tratasse.
Os dois em sua consulta um tanto perturbadora, acabam descobrindo que um precisará da ajuda do outro, estabelecendo um prazo de 30 dias de tratamentos.
Joseph o trataria das dores de cabeça, ou seja cuidaria de seu corpo, enquanto Nietzsche cuidaria de sua mente, que se encontrava perturbada com uma obsessão por uma jovem Bertha,paciente pela qual se apaixonou,provocando atrito e distanciamento de sua esposa.
O tratamento vira uma verdadeira terapia, onde os dois terão que mergulhar em si próprios, tentando se auto-conhecer. Eles então,descobrem o poder da amizade e do amor.A cada encontro entre o médico e o filósofo havia algo de novo, de surpreende, Nietzsche dizia que não escolher meta, é viver de acidente, logo não ter metas na vida é deixar que a vida seja um acidente.
Durante esse tratamento Joseph sempre tem como colega o Sigmund Freud, e o hipnotiza para ajuda-lo.
O filme basicamente é isso, vem mostrar que a psicanálise não foi elaborada somente na época de Freud, este teve mérito sim, além de dar nomes as várias fases da vida, das situações e circunstancia. É possível observar traços psicanalíticos na filosofia de Nietzsche, muito bem apresentada pelo filme, mesmo não tendo o filósofo essa pretensão, pois ele utilizava recursos hoje chamados psicanalíticos para se suportar, para agüentar seus