ANALISE DO FILME ECLIPSE TOTAL 1
Por Ana Mota
ANÁLISE DO FILME ECLIPSE TOTAL
O filme citado se passa em um lugar tranqüilo, mas com acontecimentos fortes. É instigante, misterioso e muito rico em detalhes, com personagens marcados pela emoção e que guardam no olhar segredos responsáveis por desenhar às suas vidas.
No decorrer das cenas que vem e vão, com passagens de pensamentos e histórias, pode-se perceber que se esta diante de um “suposto” homicídio, cheio de mistérios e contradições que vão sendo desvendadas, gradativamente, ao longo do filme, de forma minuciosa, com bastante atenção e observação.
O objetivo da atividade proposta pelo professor é fazer com que o estudante do curso de Direito faça uma relação entre as cenas do filme e os artigos da nossa legislação. Observar, descrever e perceber se as tais cenas ferem a legislação e quais são os artigos feridos.
DESCRIÇÃO E ANÁLISE
1-Dolores, depois de alguns minutos de filme, relembra o início de tudo e conta a filha... D. Vera dirigiu-se até a escada , então ela foi ao encontro dela para socorrê-la, chegando percebe que a idosa quer se matar ,tenta impedi - la .A senhora então, morde a empregada com força e bate na mesma, deixando-a tonta e caída ao chão.
CÓDIGO PENAL
ART. 129- Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem.
Agravante
Parágrafo 9º- Se a lesão foi praticada contra ascendente, descendente, irmãos , cônjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido ou, ainda, prevalecendo o agente das relações domésticas de coabitação ou de hospitalidade.
2-Continuando a contar a história...D. Vera se joga, cai ferida e pede a Dolores que, por favor, termine de matá-la. A empregada vai até a cozinha e pega um rolo de macarrão para terminar com tudo. O carteiro chega, vê a cena, e a empregada é vista com a principal suspeita.
CÓDIGO PENAL
ART. 122- Induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou presta-lhes auxílio para que o faça.
3-A filha de Dolores,