Analise do filme bmw vermelha
INTRODUÇÃO: Este estudo tem como principal objetivo coletar e analisar as ações dos pedagogos em espaços não-escolares. Nele enfocaremos qual o trabalho realizado pelos pedagogos em uma APAE na busca de promover acessibilidade, métodos de ensino eficazes para a inclusão de portadores de necessidades especiais nas escolas.
Vivenciamos quatro dias de ação de uma equipe de Pedagogas e percebemos que de alguma forma as ações ali realizadas trouxeram um novo significado para a vida de muitas pessoas.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: A opção metodológica se deu pela pesquisa de campo, na qual adotamos como instrumentos de coleta de dados um questionário com doze perguntas e um período de quatro dias consecutivos de observação.
RESULTADOS E DISCUSSÕES: Durante as perguntas e observações descobrimos que são muitas as atribuições do pedagogo fora do espaço escolar, atribuições essas que vem desde participar da elaboração de projetos, coordenar as reuniões pedagógicas, acompanhar e avaliar o processo educacional em instituições públicas, privadas e ONGs.
Em seu trabalho enquanto educadores especiais atendem crianças com Síndrome de Down, Deficiência Intelectual, Autismo, Paralisia Cerebral, Deficiência Física, Deficiência Auditiva, Deficiência Visual entre outras.
Hoje, o profissional pedagogo está sendo inserido em um mercado de trabalho mais amplo e diversificado possível, porque a sociedade atual exige cada vez mais profissionais capacitados e treinados para atuarem nas diversas áreas.
LIBANEO (2001. p. 12,13) afirma que no campo da ação pedagógica extra escolar, existem profissionais que exercem sistematicamente atividades pedagógicas e que consequentemente desenvolvem um papel de mediador e educador, para ele “a docência é apenas uma das modalidades do trabalho pedagógico”.
CONCLUSÕES: Ao final dessa pesquisa, o que fica claro é que o trabalho realizado pelos pedagogos nessa instituição, vem modificar atitudes