Analise do eva
Título do Trabalho: Análise do EVA® como instrumento de gestão
1. INTRODUÇÃO
Num momento em que a competitividade acirrada impera em todos os setores da economia, o direcionamento dos escassos recursos disponíveis por parte dos gestores aos seus usos mais promissores e produtivos é de suma importância para a sobrevivência e sucesso da organização;. Além disso, há uma exigência crescente dos agentes financiadores por uma transparência ímpar das organizações. Assim sendo, a compreensão e o emprego do conceito de Economic Value Added (EVA®), como ferramenta de análise e medida de desempenho, assiste a empresa no que se refere à promoção da meritocracia e da transparência, à convergência entre os interesses dos executivos e dos acionistas e, principalmente, à maximização da riqueza dos acionistas, que é o objetivo principal da administração.
Desse modo, o presente estudo tem como intento esclarecer todas as características do conceito de EVA®, comparando-o com outros instrumentos de gestão comumente empregados, além da verificação do processo de geração/destruição de valor no setor petroquímico brasileiro.
2. O EVA® COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO
O EVA®, ou Economic Value Added (Valor Econômico Agregado), é um conceito desenvolvido pela consultoria Stern Stewart & Co. no início da década de 80 que se baseia na idéia de lucro econômico (lucro residual). Este conceito afirma que lucro só existe após a remuneração do capital empregado pelo seu custo de oportunidade.O EVA® é uma medida de desempenho que considera todos os custos de operação, inclusive os de oportunidade. De uma maneira simples, ele é o resultado operacional depois de impostos da empresa, menos o encargo pelo uso do capital fornecido por terceiros e por acionistas; mede o quanto foi gerado em excesso ao retorno mínimo requerido pelos fornecedores de capital da empresa (terceiros e acionistas).
As quatro principais características que o tornam melhor do que as