analise do discurso
Proposta de Atividades em aula:
1. Sabe-se, através da leitura de resultados de inúmeros estudos investigativos realizados ao longo das últimas décadas, que o falar na escola ainda é, muitas vezes, desconsiderado como uma ação de ensino. O aluno não se dá por conta de que precisa aprender a falar, porque sem habilidade de fala desenvolvida poderá ser passar por discriminação; já o professor, porque precisa cumprir todo um programa de conteúdos que tradicionalmente e autoritariamente desconsidera a importância do saber falar, acaba por não se dar por conta de que ensinar a falar exige preparo e continuidade de propostas pedagógicas...
1.1 Responde: quais as atividades que o professor poderia propor para construir a competência de fala em um 6º ano? Primeiramente analisar diversas falas regionais, e assim iniciar que sempre haverá diferenças na fala, porém existe a nossa lingua materna (padrão) que temos que basear nossa fala por ela. Maneira de tornar a fala padrão é inserir leitura, muita leitura, pois assim se tornará um habito a fala padrão.
1.2 Escolhe uma das atividades que citaste e explica como poderia ser proposta, relacionando fala, tipo de discurso e gênero do texto. História em quadrinho do Mauricio de Souza, onde diversos personagens produzem uma fala diferente. Tem o Chico Bento que a fala é caipira, assim podendo mostrar ao aluno que essas variantes são comuns do Brasil devido as diversas regiões e suas características. Com os quadrinhos trabalharia diálogos.
2. Apresenta (por escrito) o teu entendimento sobre o que promove ou interrompe a interação entre falantes (a variação de tonalidade de voz, o ritmo da fala, o uso de recursos não verbais, variação de vocabulário...), supondo uma conversa que começa de forma amistosa e que, no decorrer de seu desenvolvimento, acaba em desentendimento. Escreve esta suposta conversa; e explica/analisa as expressões que mostram a variação semântica solicitada.
--- Oi Paula, tudo