Analise do conto a moça e seu fruto
Este presente trabalho tem por finalidade analisar as características das personagens no conto “A Moça e Seu Fruto”, de Nélida Piñon.
Analisaremos o desenvolvimento das personagens no conto e como se classifica na narrativa, observando as modificações que sofre conforme vai se alterando no decorrer do texto.
Análise da personagem do conto “A Moça e Seu Fruto”, de Nélida Piñon.
As personagens não têm nome; são apenas chamadas de homem e mulher. Não há individualização.
A mulher é apresentada no conto como personagem flat (plena), já que não sofre alterações comportamentais ao longo da narrativa.
O homem no conto é caracterizado como personagem round (redonda), uma vez que sofre alterações psicológicas no decorrer da narrativa.
Apresenta-se no início do conto de forma soberba e de caráter dominador e senhor de si.”E a brava modelagem em seu corpo, como se ele próprio, longe daquele beneficio, pudesse compreender a minúcia da forma que o modifica”.
No transcorrer da narrativa vai perdendo suas características, terminado por mostrar-se um ser dominado e fraco. E passa apresentar emotividade “Teve tanta pena, do mundo e dos companheiros que começou a chorar, perdendo a vergonha”. Começa a ser dominado e passa a confiar na mulher a ponto de revelar seu segredo “_ Sabe que eu matei uma moça que também comia maçãs?”.
O personagem do homem é também apresentado de forma paradoxal: Loucura X Liberdade, “A loucura do assassino, a sua liberdade também”, Morte X Vida. “O mesmo ímpeto que o impeliu a matar, forçava-o agora viver”.
São destacadas no conto por suas características psicológicas, não pelas características físicas.
Conclusão
Observa-se que a personagem “homem” apresenta neste conto em constante tensão que se projeta no percurso narrativo e em ritmo crescente de intensificação dramática, e que leva a uma explosão interior. E que este ataque nervoso não é originado propriamente de uma causa física, mas de uma decadência existencial.