Analise do centro histórico de Guarulhos
Histórico do Local
Este trabalho trata do estudo do centro da cidade de Guarulhos, foi fundada em 8 de dezembro de 1560 pelo Padre Jesuíta Manuel de Paiva, com o nome de Nossa Senhora da Conceição, em um local até então habitado pelos índios Guarus, da tribo dos Guaianases.
Teve sua origem como um elemento de defesa por se temer um ataque Tamoio ao povoado de
São Paulo de Piratininga.
Contando com variado comércio, o centro da cidade é o principal referencial e ponto de compras dos moradores dos bairros limítrofes. Com progressivo desenvolvimento, o centro chegou a tornar-se uma opção até mesmo para algumas das cidades mais próximas como Arujá e alguns dos distritos da zona leste de São Paulo que fazem divisa com Guarulhos.
Porém, infelizmente, sua localização dificulta o acesso de moradores de bairros mais afastados como o Pimentas, Itaim, entre outros localizados na região sul e leste da cidade.
As principais ruas de comércio do centro são as ruas Felício Marcondes, Capitão Gabriel, Sete de Setembro, Dom Pedro II, entre outras. Destaque à última citada, a rua Dom Pedro II, que atualmente é um calçadão frequentado diariamente pelos moradores de Guarulhos, em decorrência das lojas e comércio fortes que tornaram-se destaque na Região. No local encontra-se o "Poli Shopping"; o primeiro mini-shopping da cidade.
Evolução Urbana
Em 1675, passou a figurar como Distrito de São Paulo e, mais tarde, ganhou foros de
Freguesia.
Como núcleo irradiador das primeiras estradas que demandavam ao sertão bruto, tornou-se berço dos bandeirantes e centro de abastecimento de suas provisões.
Diversos sítios foram implantados cujas cultura de trigo e fabrico de açúcar, deram destaque econômico a povoação que, em 1880, foi elevada à categoria de Município, com o nome de
Conceição dos Guarulhos (reduzido para Guarulhos somente em 1906).
Seu grande desenvolvimento iniciou-se por volta de 1950, quando a escassez e custo dos imóveis em São Paulo