Analise do cartel no setor de cimento e concreto.
Módulo: 2
Atividade: 1
Título: Analise do cartel no setor de cimento e concreto.
Aluno: Raquel Marques Gozetto
Disciplina: Introdução a economia
Turma: IEPOS_T0343_0214
Introdução
Todas as empresas e setores tentam maximizar os seus lucros a fim de obter um maior crescimento. Todavia nem sempre essas atividades do fomento do lucro são por caminhos lícitos, muitas vezes este é alcançado por meio de corrupção, golpes, monopólio, cartel entre outros meios.
No caso do exemplo encontrado, as empresas sancionadas foram
Votorantim Cimentos S.A., maior produtora de cimento do país; Holcim do Brasil
S.A.; Intercement (antiga Camargo Corrêa Cimentos S.A.); Cimpor Cimentos do
Brasil Ltda; Itabira Agro Industrial S.A; e Companhia de Cimento Itambé, que, como visto pelos respectivos nomes, pertencem ao mercado de cimento e concreto. Principais características do cartel
Neste caso há acusação destas estarem fixando e controlando os preços do mercado brasileiro, subdividindo este mercado regionalmente para que assim cada empresa tenha seu monopólio local e assim dificultando ao máximo a entrada de novos concorrentes.
Esta atitude é vista como ilegal pelo fato de fazer com que as empresas além de prejudicar seus concorrentes, prejudiquem também a sociedade, que é forçada a pagar preços abusivos, quando há o cartel de um bem inelástico, como no caso do concreto, que não tem produtos substitutos.
No exemplo há ainda o envolvimento de entidades como Abcp, Abesc e Snic que facilitavam a organização do esquema, facilitando para que este existesse.
Sendo assim, os prejuízos foram estimados em R$ 28 bilhões nos últimos 20 anos para a economia brasileira.
1
Importância do CADE
O CADE tem três funções: preventiva, repressiva e educativa, para assegurar que o mercado seja livre de monopolistas e que este tenha uma concorrência justa e benéfica para a sociedade.
O preventivo tem como fundamento analisar futuras