Analise do ambiente
Sob o ponto de vista de Stoner (1999, p. 46) o ambiente externo são todos aqueles elementos que, atuando fora de uma organização, são relevantes para as suas operações; incluem elementos de ação direta e ação indireta.
Para Chiavenato (1994, p. 92) o ambiente geral é constituído de um conjunto amplo e complexo de condições e fatores externos que envolve e influencia difusamente todas as empresas. O ambiente geral é constituído das seguintes variáveis: tecnológicas, políticas, econômicas e demográficas.
Conforme Chiavenato (1994, p.93):
• Tecnologia: representa um dos aspectos ambientais mais críticos em face da profunda influência e do forte impacto que exerce sobre as empresas, sobre sua administração e principalmente sobre suas operações. A tecnologia envolve a soma total dos conhecimentos acumulados a respeito de como fazer as coisas: inclui invenções, técnicas, aplicações, desenvolvimento etc. Além de ser uma variável ambiental e, portanto, externa às empresas, na medida em que é pesquisada, desenvolvida ou transferida e aplicada internamente para a obtenção de objetivos empresariais. Desta forma, a tecnologia é, ao mesmo tempo, uma variável ambiental que influencia o seu meio ambiente e as demais empresas nele inseridas.
• Política: decorrentes das políticas e dos critérios de decisão adotados pelo governo ao nível federal, estadual e municipal, bem como pelos governos estrangeiros, quando as decisões destes exercem influencia relevante sobre as atividades da empresa. As variáveis políticas incluem o clima político e ideológico geral que o governo pode criar e a estabilidade ou instabilidade política e institucional do país em geral, uma vez que estes fatores repercutiram consideravelmente no comportamento das empresas.
• Econômicas: o efeito das variáveis econômicas sobre as empresas é enorme, determinando, muitas vezes, o volume de operações das mesmas, o nível de preços e de lucratividade potencial, a facilidade